Dashboard de Marketing aprenda a criar a sua

criando dashboard marketing

Está com dificuldade em tomar as melhores decisões nas suas estratégias ou apresentar os resultados tanto para o seu time quanto para a diretoria da sua empresa? Fique tranquilo, essa é uma das principais queixas relatadas por gerentes de marketing a uma agência para e-commerce e por isso, hoje você aprenderá a criar a dashboard de marketing para provar o real valor do trabalho desenvolvido por você e sua equipe.

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Criando sua dashboard de marketing

Nos dias de hoje, o profissional de marketing tem um grande dilema, provar o ROI das estratégias que estão sendo implementadas em sua empresa, por isso estar preparado com mecanismos que ajudem nos aspectos decisórios para modificar ações de marketing de maneira ágil poderá te ajudar a gerar resultados positivos. Por isso que a criação de dashboards de marketing são tão importantes, pois elas facilitam tanto na visualização e compreensão dos dados, quanto na velocidade da criação de relatórios de marketing.

Importância da visualização de dados

Se você não sabe qual é a melhor forma de demonstrar os seus dados, entender mais sobre o poder da visualização de dados é muito importante antes mesmo de sair criando as suas dashboards de marketing.

O que é visualização de dados?

visualizar dados

Se trouxermos para um contexto histórico, a utilização de imagens para compreensão de dados como mapas e gráficos vem sendo aplicado pela humanidade há séculos, mas em resumo podemos dizer que a visualização de dados tem como objetivo demonstrar informações de maneira mais eficiente e clara, ajudando as pessoas a tomarem decisões de maneira mais assertiva.

Defina sua fonte de dados

Para criar uma dashboard de marketing é fundamental que a sua fonte de dados esteja bem definida, seja a utilização do Google Analytics para extração de informações do seu site, planilhas em excel ou até mesmo um banco de dados que contenha o histórico de compra dos seus clientes.

Faça o seu plano de mensuração

Assim que definido de onde vem as informações do seu relatório, ficará mais fácil de criar o seu plano de mensuração. Não sabe o que é um plano de mensuração? Esse plano tem como o objetivo de documentar os KPIs (indicadores chave de performance) que serão acompanhados ao longo do projeto para te auxiliar na tomada de decisão.

Imagine um painel de um carro, existem poucas informações em comparação com a quantidade de dados que um veículo poderia gerar, mas elas são extremamente úteis para que o motorista consiga guiar o veículo e identificar os problemas. Podemos trazer esse mesmo cenário para o dia a dia do profissional de marketing, por isso esse plano é importante para diminuir a dificuldade na tomada de decisão, eliminando métricas desnecessárias em seu relatório.

Selecione uma ferramenta de B.I

Nessa fase você precisará selecionar alguma tecnologia que possibilite a criação das suas dashboards. Lembra que anteriormente falamos sobre fonte de dados e plano de mensuração? Com essas informações você poderá escolher a melhor solução, por exemplo:

Digamos que você tem todos os dados estratégicos dentro de um banco de dados SQL, caso você selecione uma ferramenta que não possua suporte para extração desse tipo de dado, você poderá perder dinheiro, mas para facilitar na escolha, separei uma lista abaixo para você:

  • Google Data Studio
  • Tableau
  • Qlikview
  • Cyfe

Crie os modelos de relatório

Agora é a hora prática, onde você irá criar as suas dashboard para formar os relatórios de acompanhamento de performance. Nessa etapa aconselho que caso seja você que irá fazer a criação dos relatórios, estude um pouco sobre os seguintes temas:

  • Storytelling
  • Visualização de dados
  • Gráficos
  • Tipos de análises

Esses conhecimentos te possibilitará criação de relatórios democráticos onde qualquer pessoa da sua empresa possa interpretar e tomar decisões, mesmo com a ausência de determinado membro da sua equipe.

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