Dicas de segurança pro seu smartphone

Da mesma maneira que um computador precisa de cuidados para não ser infectado ou ter sua segurança deteriorada por vírus ou arquivos maliciosos, precisamos cuidar dos nossos smartphones. Isso se agrava ainda mais devido ao fator ‘modernidade’, onde agora os alvos não são mais os PCs, mas sim, os dispositivos moveis. Por isso preparamos esse artigo com dicas importantes e especiais para que você esteja com seu celular sempre protegido!

Use um Antivírus para Smartphone

O fator de se usar um antivírus para seu smartphone é algo tão importante quanto ter um software de segurança para seu computador. Um certo analista de uma das empresas mais conceituadas em segurança cibernética disse que não ter um app antivírus no seu celular é como entregar seus dados aos ladrões do mundo virtual.

Antivírus só protege de Vírus?

É bom deixar claro que um App de antivírus funciona para proteger seu celular como um todo. Como assim? Seu celular possui diversos aplicativos, para as mais diversas funções e o antivírus serve bloquear qualquer arquivo malicioso que possa vir a surgir através de conexão com internet ou compartilhamento de informações via rede sem fio.

Alguns Aplicativos de Antivírus para Smartphone que você pode baixar já na sua loja de aplicativos:

Essa proteção que os antivírus trazem inclui proteção contra programas maliciosos que fazem propagandas aparecerem no seu celular sem que você deseje.

Tenha cuidado ao Instalar Apps

Além do ponto que citamos no parágrafo acima, sobre ter um aplicativo no seu celular responsável pela proteção dos seus arquivos e dados pessoais, é imprescindível saber de onde vem os aplicativos que você instala no seu celular.

No Android, você pode instalar aplicativos de duas formas; pela loja de aplicativos oficial do Google ou através de um método manual, quer requer um certo conhecimento um pouco mais avançado. No entanto, é recomendado somente instalar apps no seu Android através do Google Play, loja oficial do Google.

No iOS, sistema operacional do iPhone, você só consegue instalar aplicativos pela própria App Store, loja de aplicativos da Apple. Então há um controle de segurança muito mais rigoroso aqui, comparado à loja do Google.

Mas não se engane, através de transferência de arquivos entre um PC e um Smartphone também pode ocorrer infecção de arquivos maliciosos no seu celular.

Dicas de segurança pro seu smartphone

Em termos gerais, quando falamos de dicas de segurança pro seu smartphone, queremos sempre apelar para o bom senso que cada usuário deve ter ao manusear seu aparelho. Mas existem algumas dicas extras que podem ser consideradas básicas, porém, podem ser facilmente esquecidas no dia a dia do uso do celular.

Use senhas: Proteja seus arquivos pessoais com senha. Atualmente todos os smartphones Android estão vindo com sistema de bloqueio através de digital ou de reconhecimento facial. Mantenha essa função ativa!

Manter Sistema operacional do Smartphone atualizado: É imprescindível que você mantenha seu sistema Android ou iOS (no caso de iPhone) sempre atualizado em sua última versão disponível para seu celular. Isso evitará muitas dores de cabeça, no quesito da segurança.

Conclusão

Bem, com essas dicas chegamos a uma conclusão lógica: Segurança nunca é demais! Estamos vivendo em dias onde a cada hora surge um novo arquivo malicioso na internet e como vivemos conectados, basta um clique para termos nossos smartphones infectados. Por isso, esteja sempre atento e siga à risca as recomendações de segurança!

Gostaram das dicas pessoal?

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários

Deixe uma resposta